PASSEIO DE MOTO DE GOIÂNIA A PORTO SEGURO-BAHIA JULHO/2011
1. Preparativos
2. Motos
3. Saída
4. Roteiro
5. A viagem
6. Imprevistos
7. Custos
8. Experiências pessoais
9. Experiências p/ próxima viagem
10. Dicas
11. Ruim
12. Bom
13. Comentários finais
14. Cairo Borges e Theodoro Ferrugem
PREPARATIVOS
Começamos a preparar a viagem em novembro de 2010, o projeto era para sairmos em julho 2011, logo no inicio do mês, procurei buscar algumas informações com amigos que tinha viajado (viagens longas) e principalmente na internet.
MOTOS
Cairo: Vstrom 1000 ano 2007
Theodoro: Drag Star 650 ano 2005
Importante estarem bem revisada, bem sinalizadas (lanternas, adesivos refletivos, pois imprevistos acontece e às vezes decidimos ou temos que andar um pouquinho à noite a fim de chegar a lugares com melhor estrutura para dormir. Devido nossas estradas não serem aquela coisa toda, a sugestão são as motos big trail todo terreno, suporta melhor viagem de longa distancia e os buracos do dia a dia.
SAIDA
Saímos no dia 02 de Julho de Goiânia conforme planejado, e com muito chão pela frente, mais o entusiasmo era muito maior, e o desejo de realizar um sonho antigo.
ROTEIRO
Nosso destino era Porto seguro, via Luziânia-GO, Paracatu-MG, Monte Claro-MG, Salinas-MG, Vitoria da Conquista-BA, Porto seguro-BA. A principio imaginamos parar a cada 150 km, depois passamos a abastecer as motos a cada 100 km, devido à autonomia da Dragstar ser menor e descansávamos em trechos menores.
A VIAGEM
Tudo transcorreu dentro do previsível, boa pela realização do desejo, boa no sentido liberdade, e bom momento p/ manterem contato consigo mesmo, e realizar seus projetos pessoais mesmos que aventureiro, alias esta sensação de aventura é constante na viagem, pois a todo o momento você se sente o cara.
IMPREVISTOS
Minha moto (Vstrom) soltou um dos parafusos da capa de corrente, improvisamos um arame que achamos na pista (primeira falha, não levamos porcas e parafusos) e logo frente substituímos o parafuso, já a moto de meu companheiro de viagem teve alguns probleminhas, um parafuso folgado, vazamento de óleo no retentor do cardam, e vez ou outra tínhamos que apertar a bolha, mais de resto tudo normal.
CUSTOS
Fizemos um planejamento de custo incluindo, combustível, alimentação, hospedagem entre outros, ficou abaixo do esperado.
EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Tenho moto há 32 anos, sempre desejei fazer uma viagem longa de moto, realmente é uma experiência incrível, porém vc tem que deixar tudo p/ trás e curtir a viagem, muitas fotos, pois elas vão eternizar o momento. Conscientizei-me que tudo que temos que desejamos fazer dentro de uma realidade pessoal, temos que realizar, pois tudo é muito passageiro. Sempre via muitos obstáculos em uma viagem de moto, pois os compromissos, família entre outros, fez c/ que este desejo demorasse tanto a se realizar, mais qdo voltei percebi que tudo esta como antes, e que viajar de moto não é bicho de sete cabeças não, pelo contrario é muito prazeroso.
EXPERIÊCIAS P/ PROXIMA VIAGEM
Melhorar o planejamento, o que levar, qto tempo rodando e qtos km andar por dia (dica: dependo do estado físico dos motociclistas e do trecho de 500 a 800 km por dia), as motos tem que ter a mesma potencia ou bem equivalente, viajar a noite não é interessante, pressa é uma coisa que deve ser descartada, pois a viagem é só por prazer.
DICAS
Temos uma única oportunidade de viver e fazer o que queremos, então que faça, às vezes ouço ou eu mesmo dizia, tenho a vida toda p/ fazer isso ou aquilo, porém qtos anos tem uma vida, 40, 50, 60, 70 anos, não sei, não sabemos. (da vida vc leva a vida que vc leva)
Procure se informações sobre o trecho a ser percorrido, evite andar a noite, manter uma velocidade tranqüila, bem equipada, se informe de posto de abastecimento à frente, comer pouco durante o dia, manter certa distancia do companheiro, levar o intercomunicador (muito útil, pois é possível estabelecer uma conversar e passar informações importantes p/ o companheiro (s) e ainda ouvir musica, fazer uma boa preparação física (este detalhe é muito importante p/ uma viagem perfeita) p/ não sentir dores e suporta tranquilamente uma média de 600 a 1000 km dia.
RUIM
Viajar a noite: Sentimos um pouco de frio, apesar de estarmos vestido de jaqueta e calça de couro, porém vale lembra que viajamos p/ uma região quente, se vai p/ uma região fria, o esquema é outro.
Preparação física: Faltou uma preparação adequada (somos sedentários como a maioria dos motociclistas que conheço, e um mês antes da viagem comecei (Cairo) a malhar de forma errada (forcei o ritimo), tive uma lesão no joelho, que me deixou preocupado, pois inchou muito e quase me deixou de fora da viagem, porém fazer uma boa preparação física principalmente p/ as pernas é muito importante.
Moto equivalente: A moto tem que a mesma potencia ou muito parecido, pois motos c/ potencia desigual torna a viagem desequilibrada e o rendimento passa a não ser satisfatório.
BOM
A realização de um grande desejo, um sonho, o prazer de pilotar uma motocicleta por um dia inteiro, vc e sua moto, um gde momento de integração entre homem, maquina, natureza e estrada. Tudo em nome da aventura, porém calculada. O encontro c/ a liberdade, é algo maravilhoso, pois vc tem a sensação de voar como um pássaro, só que sobre duas rodas.
Realizar um desejo, um sonho, é uma coisa muito prazerosa, muitos dos motociclistas estão na faixa etária de 30 a 55 anos, boa partes destes proprietários de motos de grandes cilindradas mal mal tiram suas motos da garagem, ou se iludem c/ apenas voltinhas nas cidades nos finais de semana, vai minha dica, planeje uma viagem longa, ela será inesquecível, e depois qdo vc voltar, vc terá uma historia p/ contar, e uma a ventura realizada, além de ter a grata sensação de ter realizado sua aventura, e de ser dono do seu desejos, e pensamentos, é um momento em que vc percebe que a vida esta em todos os lugares do mundo, inclusive em cima de uma moto.
PARTICIPANTES
Cairo Borges 50 anos, casado, três filhos, representante comercial.
Theodoro Ferrugem 44 anos, divorciado, dois filhos.
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